Vivência

Vivência

terça-feira, 18 de agosto de 2015


MEMÓRIA ACADÊMICA
 SEGUNDO  CICLO  FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS



O segundo  Ciclo de Formação de Extensionistas,  aconteceu no dia  21  de agosto de  2015,   como parte das  ações do  Projeto Ciclo de Cooperação Dialógico Vivencial no Campo da  Extensão Universitária  aprovado no PROBEX-2015. Na dinâmica deste evento  tivemos a participação dos estudantes do  Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).



Logo  após o toque musical Prof.  Rómulo L. Zárate do CCEN, deu inicio as atividades com a composição da  mesa, apresentando  aos cursistas  a trajetória acadêmica   dos  mediadores   dos diálogos,  Prof. Dr. Dailton Alencar Lucas de Lacerda  atual coordenador da COEP e o Prof.  Dr. José Mateus do Nascimento   do IFRN- GEPeeeS,  que  dialogaram  sobre a Educação Popular na prática da extensão universitária  e a questão da interdisciplinaridade. 


Prof. Dailton dialogou sobre a sua  trajetória  na   extensão envolvendo a educação popular e saúde e o significado destas para reorientação da formação em saúde.   Sua  fala trouxe  alguns elementos de análise dos impactos da educação popular na  reorientação da formação. Apontou á partir do seu relato como a experiência extensionista é importante para construção de um espaço reorientação da formação também no campo da saúde. 


O evento contou  com o apoio da COPAC-COEX-COEP, coordenações  vinculada a  Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB).  O apoio da equipe da  COEP, foi fundamental para que pudessemos realizar esse segundo encontro.



Prof. José   Mateus  iniciou o diálogo  falando sobre a sua  experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e sua atuação  em pesquisas relacionadas às práticas pedagógicas e a formação docente no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central. É Vice-Coordenador do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Menciounou também sua  atuação no  GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e no NEGêDi - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero e Diversidade (Diac/IFRN-CNAT).  No diálogo trouxe elementos  para  identificamos nas categorias interdisciplinaridade e educação popular possibilidades de questionar um modelo de extensão e de valores que apontem  para  mudança das práticas extensionistas. O slide abaixo por ele  apresentado discorreu  sobre conceitos e categorias da matriz do pensamento freireano; realidade, diálogo, consciência ...


    No segundo ciclo foram feitos registros através de imagens fotográficas que indicam a dinâmica  da formação  traduzida no vídeo  abaixo:



Link Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário