Vivência

Vivência

terça-feira, 15 de setembro de 2015

MEMÓRIA ACADÊMICA 
PRIMEIRA VIVÊNCIA DO CICLO  DE FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS
Foto da vivência 13.09.2015

No  dia 13 de setembro de 2015, realizamos a nossa primeira vivência, como parte da segunda etapa dos Ciclos de Formação de Extensionistas. Essa vivência cumpriu o objetivo de  ocupação do Rio Gramame, conjuntamente com as comunidades que realizarão esse primeiro ato, que compõe o conjunto  de ações continuada que gerem a conscientização ambiental. A concentração aconteceu na ponte dos arcos, sob a coordenação da equipe da Escola Viva Olho do Tempo. 
No ato público pudemos  ouvir o pronunciamento das lideranças locais, dos IndioTabajara, do professor  da UFPB e  do promotor público que versaram  sobre questões relacionadas a poluição do  rio  provocada pelo abandono do lixo doméstico e industrial, da  especulação imobiliária,  da degradação dos resquícios de mata atlântica e da mata ciliar, do assoreando nascentes, poluindo a água, promovendo enchentes nas comunidades que ficam  nas proximidades do rio. 
Estiveram presente nesta atividades além dos cursistas os professores de vários cursos e áreas da Universidade Federal da Paráiba, registramos em especial a presença da Profa. Solange e do Prof. Antônio do NEABI-CCHLA-UFPB. 
A atividade contou com  o apoio da  ADUFPB- Sindicato dos Professores  da UFPB e  grupos locais. Na nossa avaliação  a presença dos estudantes da UFPB foi fundamental para fortalecer a ação de ocupação e ampliar o olhar dos estudantes da importância de pensar a extensão como processo educativo cultural e científico.  Esta vivência  foi experimentada de acordo com a interpretação de cada um dos sujeitos que a fizeram de acordo com sua bagagem  cultural, acadêmica  e   subjetividade.  
Um aspecto importante desta vivência foi a perspectiva colaborativa dos estudantes em participarem  e da COAPE-PRAPE, CCHLA, CCS e CCAE, em disponibilizar os translados para essa ação. Os motoristas também tiveram uma ação colaborativa garantindo uma viagem tranquila e se envolvendo com a ação junto com o estudante da UEPB  Alan Azevedo que foi o nosso guia e articulador da mobilização  integrada com outros movimentos. Confiram abaixo o registro das imagens no vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário