MEMÓRIA ACADÊMICA
PRIMEIRA VIVÊNCIA DO CICLO DE FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS
Foto da vivência 13.09.2015 |
No dia 13 de setembro de 2015, realizamos a nossa primeira vivência, como parte da segunda etapa dos Ciclos de Formação de Extensionistas. Essa vivência cumpriu o objetivo de ocupação do Rio Gramame,
conjuntamente com as comunidades que realizarão esse primeiro ato, que compõe o conjunto de ações continuada que gerem a conscientização ambiental. A concentração aconteceu na ponte dos arcos, sob a coordenação da equipe da Escola Viva Olho do Tempo.
No ato público pudemos ouvir o pronunciamento das lideranças locais, dos IndioTabajara, do professor da UFPB e do promotor público que versaram sobre questões relacionadas a poluição do rio provocada pelo abandono do lixo doméstico e industrial, da especulação imobiliária, da degradação dos resquícios de mata atlântica e da mata ciliar, do assoreando nascentes, poluindo a água, promovendo enchentes nas comunidades que ficam nas proximidades do rio.
Estiveram presente nesta atividades além dos cursistas os professores de vários cursos e áreas da Universidade Federal da Paráiba, registramos em especial a presença da Profa. Solange e do Prof. Antônio do NEABI-CCHLA-UFPB.
A atividade contou com o apoio da ADUFPB- Sindicato dos Professores da UFPB e grupos locais. Na nossa avaliação a presença dos estudantes da UFPB foi fundamental para fortalecer a ação de ocupação e ampliar o olhar dos estudantes da importância de pensar a extensão como processo educativo cultural e científico. Esta vivência foi experimentada de acordo com a interpretação de cada um dos sujeitos que a fizeram de acordo com sua bagagem cultural, acadêmica e subjetividade.
A atividade contou com o apoio da ADUFPB- Sindicato dos Professores da UFPB e grupos locais. Na nossa avaliação a presença dos estudantes da UFPB foi fundamental para fortalecer a ação de ocupação e ampliar o olhar dos estudantes da importância de pensar a extensão como processo educativo cultural e científico. Esta vivência foi experimentada de acordo com a interpretação de cada um dos sujeitos que a fizeram de acordo com sua bagagem cultural, acadêmica e subjetividade.
Um aspecto importante desta vivência foi a perspectiva colaborativa dos estudantes em participarem e da COAPE-PRAPE, CCHLA, CCS e CCAE, em disponibilizar os translados para essa ação. Os motoristas também tiveram uma ação colaborativa garantindo uma viagem tranquila e se envolvendo com a ação junto com o estudante da UEPB Alan Azevedo que foi o nosso guia e articulador da mobilização integrada com outros movimentos. Confiram abaixo o registro das imagens no vídeo.
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